terça-feira, 7 de setembro de 2010

Os diferentes tipos de Sistemas Hidropônicos.

Existem vários tipos de sistemas hidropônicos, basicamente podemos dividi-los em dois grupos, os Passivos e os Ativos. De um modo geral nos sistemas passivos a solução nutritiva fica estática (sem movimento), o que não consome energia para circulação do solução, já nos sistemas ativos a solução se mantem em movimento, que por sua vez acelera o desenvolvimento das plantas.

Os Sistemas Passivos

Sistema Flutuante

No sistema flutuante as plantas são colocadas normalmente em uma placa de isopor com um furo, onde é colocada em um tipo de piscina com solução nutritiva, de modo que as raízes das plantas fiquem submersas no caldo. Este tipo de sistema exige uma atenção especial para a oxigenação da solução, pois as raízes das plantas ficam o tempo todo dentro da solução. Normalmente utiliza-se uma bomba d'agua que fica constantemente borbulhando de baixo das raízes para suprir suas necessidades .

Sistema de Pavio

O sistema de pavio é sem duvidas o mais simples de todos onde, as plantas estão ancoradas normalmente em uma caixa de areia e a solução nutritiva é transportada para as raízes das plantas através de pavios que esta localizada logo abaixo das plantas em um reservatório. O grande problema do sistema é a lentidão que os nutrientes são transportados para as plantas e conseqüentemente se torna inviável o cultivo de espécies maiores que necessitam de mais água e mais nutrientes.

Os Sistemas Ativos

Sistema de sub-irrigação

O Sistema de sub-irrigação funciona com dois reservatórios, de modo que em um deles são inserias as raízes das plantas, e a solução nutritiva fica alternado em tanque cheio, e tanque vazio, isso faz com que as raízes hora fiquem em contato com a solição nutritiva, hora entre em contato com o ar, melhorando sua oxigenação.

Sistema fluxo laminar de nutrientes (NFT)

O Sistema NFT com certeza é o sistema mais conhecido e utilizado na hidroponia, pois é de fácil construção e pode ser adaptado com diversos tipos de materiais alternativos. Seu principio de funcionamento é bem simples. Em uma calha (normalmente de PVC) são colocas as raízes das plantas, então é colocado um bico da bomba que circula á solução nutritiva de modo que fique constantemente nutrindo as raízes das plantas.

Sistema de Gotejamento

O sistema de gotejamento é onde a solução nutritiva é bombeada de um reservatório através de um cano com vários furos em sua extensão, de modo que fique gotejando próximo as raízes das plantas que normalmente estão ancoradas em uma caixa de areia. Que por fim a solução remanescente é devolvida para o reservatório através de um coletor instalado no fundo da caixa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário